Nenhuma fonte de energia é perfeita e uma das
desvantagens tradicionais da energia solar é que é difícil gerar nova energia
quando está escuro lá fora. No entanto, a empresa SolarCity anunciou esta
semana que deu um grande passo para corrigir este problema, ao concordar em
usar o sistema Powerpack de armazenamento de bateria de lítio-ion 52 MWh de
Tesla para seu projeto de energia solar maciça que está construindo no Havaí
para o Kaua’i Island Utility Cooperative (KIUC). SolarCity, é claro, é
presidido pelo chefe-executivo da Tesla, Elon Musk, então a decisão de ir com o Powerpack é
bastante conveniente para ambas as empresas.
A SolarCity diz que acredita que a sua colaboração
com a Tesla vai produzir "o primeiro sistema de escala de utilidade nos EUA
para fornecer energia solar despachável, o que significa que o utilitário pode
contar com eletricidade estar disponível quando necessário, mesmo horas após o
sol se por." Para ser claro, usar o Powerpack não vai eliminar
completamente a necessidade de recursos não-solares durante a noite, já que é
projetado para alimentar até 13 megawatts de eletricidade para a grade, o que
só irá reduzir a quantidade de energia usada por fontes não-renováveis.
KIUC vai pagar SolarCity 14,5 centavos de dólar por
quilowatt-hora de energia gerada pela sua mais nova grade solar que é capaz de
fornecer energia durante a noite. Em contraste, KIUC agora está pagando 12
centavos de dólar por quilowatt-hora para energia gerada por duas grades
solares existentes da SolarCity que só podem fornecer energia durante o dia. As
novas grades e baterias de armazenamento são projetadas para serem muito
grandes e estão sendo construídas em um pedaço de 50 acres de terra na ilha de
Kaua'i.
As baterias Powerpack da Tesla, que pela primeira
vez se revelaram ao lado de suas baterias caseiras PowerWall ano passado, estão
sendo vendidas para empresas e utilitários para armazenar energia e vendem por
US$ 250 o quilowatt-hora. Estas baterias de armazenamento de energia fazem
parte do plano de Tesla para expandir seus negócios em áreas além de carros
elétricos, já que tem a ambição de mudar a forma como a energia é armazenada
tanto por empresas de energia elétrica quanto proprietários individuais.
Fonte: BGR
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