Grandes lojas têm uma má reputação entre
ambientalistas, que dizem que elas são uma praga visual na paisagem, ajudam a
expansão urbana e muitas vezes vendem produtos de baixo custo que aumentam
resíduos. Mas de acordo com um novo relatório, eles podem ter um aspecto
positivo: vastos telhados abertos adequados para instalações solares.
De acordo com a Environment America, o grupo
ambiental por trás do relatório, os telhados texanos de hipermercados oferecem
área equivalente a mais de 11.000 campos de futebol. Energia solar em grandes
telhados potencialmente poderia gerar energia suficiente para abastecer mais de
um terço dos hipermercados no estado e poupar as empresas em mais de meio
bilhão de dólares em gastos de eletricidade a cada ano, os pesquisadores descobriram.
O Texas está em segundo apenas para California no seu
potencial para a energia solar em coberturas de hipermercados, e se esse
potencial for aproveitado, a Environment America estimou que poderia resultar
em uma redução de 4,5 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono a
cada ano.
Na última década, os custos de painéis solares
caíram, e eles se tornaram uma forma barata e ambientalmente amigável para
diminuir os custos de energia. A Associação da Indústria de Energia Solar, um
grupo comercial de empresas de energia solar, reportou uma queda de 9 por cento
nos custos de energia solar não residenciais por watt para o terceiro trimestre
do ano passado, em comparação com o mesmo período de 2014. Os custos mais
baixos significam poupanças de energia significativas para as empresas como
Wal-Mart e Target. Os varejistas também tipicamente contratam empresas
terceirizadas que possuem, operam e mantêm os painéis solares, reduzindo os
riscos das lojas e garantindo a poupança.
Fonte: Texas Observer
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